Casa dos pensamentos
A maior de todas as vitórias é vencer a si mesmo todos os dias!
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Por que devo confiar em Deus?
Confiar está se tornando uma ação cada vez mais escassa e inutilizada pela humanidade, cujo valor está se perdendo misturado as palavras vazias e a falta de demonstração de empatia. A confiança é forte e frágil, simultaneamente, forte, pois quando colocada a prova se demonstra resistente ao impacto, ao tempo e a adversidade, frágil, pois quando um erro é cometido, toda sua construção pode desmoronar. Sua construção, cujo tempo é demorado, pode em questão de segundos vir a ruína. Para mantê-la é exigido um esforço de ambos os lados, a confiança é como duas cordas entrelaçadas, juntas suportam todo o peso, mas, se uma arrebentar, a outra não segura mais.

Na história da humanidade em sua totalidade, é comum encontrarmos quebras de confiança por diversos motivos, ganância, orgulho, etc. Temos diversos exemplos na nossa literatura, em histórias ou mitos, e mesmo sendo tão comum encontrarmos tais situações ao nosso redor, ainda nos surpreendemos e nos indignamos quando tal situação acontece. Mas por quê?

Que sentimento é esse que todos compartilhamos, que é unânime, intransferível, esse sentimento de confiar em alguém? Por que ele é tão forte? Por que nunca desistimos dele, já que sabemos que uma hora ou outra ele pode nos frustrar?

A confiança é gerada através da conquista. Nós, seres humanos, sempre estaremos sujeitos a quebrar a confiança de alguém, e sempre estaremos sujeitos a termos nossa confiança quebrada. Mas, agora lhe dou o primeiro motivo, por que devo confiar em Deus? Porque Ele nunca falhou para com os seus.

Em toda história bíblica, de homens e mulheres de fé, encontramos diversos exemplos que Deus permanece sendo a melhor opção para aqueles que buscam uma amizade genuína, Deus permanece sendo a melhor opção para aqueles que buscam confidencialidade, Deus permanece sendo a única opção para aqueles que buscam a liberdade e a salvação.

Mas vamos nos ater um personagem bastante conhecido:



1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra  que eu te mostrarei.

4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Gênesis 12



Deus mandou Abrão sair, ele saiu, para onde? Abrão não sabe. Apenas seguiu as ordens de Deus. Deixou sua terra, seus pais, seu convívio natural, para ir a lugares que talvez nem conhecia, terras que provavelmente nunca pisou, mas ele foi. A bíblia não registra se em algum momento Abrão recebeu críticas, se foi taxado de louco, de imprudente, por estar saindo do convívio da sua família, dos seus pais, da segurança para explorar lugares onde poderia ser seu fim. Mas mesmo se ele ouviu tais acusações, ele preferiu cumprir o ide do Senhor, o que poderia ser o fim para seus familiares, era para Deus um novo começo na vida de Abrão, simplesmente por que ele confiou e foi.

O que para muitos pode ser nosso fim, imprudência e decisões mal tomadas, quando estamos sendo guiados por Deus, nada mais importa, é um novo começo. Sai da tua terra Abrão, sai do teu conforto, sai do meio da tua parentela, vai para um lugar que eu te mostrarei, não sabes o que está acontecendo agora, mas confia e segue.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Gênesis 12:2,3



Por que devo confiar em Deus? Lhe darei mais um motivo, quando Ele fala, Ele cumpre. Deus não é Deus de palavras vazias, Deus não é Deus de inventar uma desculpa, Ele é Deus de fidelidade, de segurança, de promessas. Abrão seguiu as ordens do Senhor, seu nome passou a ser Abraão e ele dependia exclusivamente das ordens do Senhor. Promessas feitas na vida de Abraão se cumpriram, e podem ser vistas até hoje, mas como eu disse anteriormente, o homem é falho.

Deus prometeu a Abraão e a sua mulher Sara, um filho, pois a mesma ainda não havia lhe dado um herdeiro, mas anos se passaram, nada do filho chegar.



Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.

Gênesis 16:1,2



O mesmo homem que dantes confiara em Deus, saindo da sua terra, deixando familiares, convívio, segurança para andar em terras longínquas, o mesmo homem cujo Deus fez promessas grandiosas em sua vida, agora, se apressou em cumprir as promessas do Deus vivo. Como isso faz sentido? Quem confia no todo, confiar em partes não deveria ser problema. Em outras palavras, quem entregou sua vida a Deus, e sabe que Ele tem o melhor para cada um de nós, confiar no processo não deveria ser um problema. Não faz sentido eu dizer: Deus faz da minha vida como quiseres, mas quando Deus manda algo que não está em nosso plano ou desejo, dizemos: menos isso, Deus, isso aqui não, está demorando demais, Senhor. Quem confia no todo, também confia nas partes. Não tem problema sentir medo durante o processo, não tem problema sentir-se inseguro, faz parte da natureza humana, mas a entrega deve ser total.

Por que devo confiar em Deus? Porque Ele permanece fiel diante da nossa infidelidade. Mesmo nos erros cometidos por Abraão, Deus não deixou de cumprir suas promessas, mesmo diante das nossas falhas, há um Deus no céu, que permanece inalterável, imutável, onipotente, onisciente, onipresente, dono do ouro, da prata, alfa e o ômega, principio e o fim, rei dos reis e Senhor dos senhores, acima de tudo de todos, que não se abala, não se altera, mas é o mesmo, que cumpre suas promessas, fiel e verdadeiro. Por isso devemos confiar em Deus, Ele não falha, Ele cumpre com suas promessas e é fiel incondicionalmente.



Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Salmos 125:1



Davi Silva Campos
Enviado por Davi Silva Campos em 11/09/2024
Comentários
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links